UNEB

UNEB
Licenciatura em História

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Religião Medieval???



A cultura da Idade Média, os valores, as leis eram influenciadas pela Igreja Católica, que mantinha o poder e a maior aquisição de bens e propriedade da época.
O homem medieval era regido pelo o cristianismo, suas ações deveriam estar de acordo ao posicionamento da Igreja, senão, este seria expulso ou sofreria alguma forma de violência. A crença em Deus durante o medievo era tão grande que Jacques Le Goff evidencia:
“ os homens e as mulheres da Idade Média crêem no Deus do Gênesis. O mundo e a humanidade existem porque Deus quis assim, através de um ato generoso” (2003, p.p 125)
A religiosidade atual, comparada com a da Idade Média, não é tão intensa, pois as pessoas daquela época tinham a religião como fundamental em suas vidas, principalmente os católicos.
O pensamento religioso professado durante a Idade Média pela Igreja Católica, serviu como o sustentáculo para o pensamento cristão ocidental. Nossa sociedade é enraizada e criada com reflexos cristãos Gaarder cita que “ conhecer o cristianismo é pré-requisito para compreender a sociedade e a cultura em que vivemos.” Deste modo, é compreensivo que o cristianismo tornou-se uma filosofia de vida do mundo ociedental.
 A Primeira Igreja de Mundo Novo encontra-se na Praça Senador Cohim ,substituindo a capela de taipa, a colocação da sua pedra fundamental deu-se em 22 de Setembro de 1844, em 1847 foi inaugurada no dia 20 de Abril de 1887 iniciou a construção de uma nova igreja, mas os trabalhos foram interrompidos em 1889 devido a uma grande seca, em 1901 a reforma foi concluída, logo após foi demolida e foi construído o atual imóvel.


Atual igreja de Mundo Novo. Cuja pedra fundamental foi assentada em 7 de Outubro de 1951, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo. 

Igreja Católica Piritiba, na década de 30.
 Atual Igreja Católica Piritiba, BA.
 Igreja católica, Baixa Grande, BA



Igreja Católica Baixa Grande, BA

 Referencias:
LE GOFF, Jacques. Em Busca da Idade Média. Edição 3ª.Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2003
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das
religiões.Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

3 comentários:

  1. Hoje é interessante ver que a Igreja Católica está perdendo, cada vez mais, o seu espaço para Igrejas Protestantes, muitas vezes deixando espaço até para algumas "aproveitadoras da fé". Mesmo assim as Protestantes crescem cada vez mais no Brasil e no Mundo. Podemos facilmente ver, inclusive, algumas igrejas católicas "copiando" as protestantes e tentando retomar uma parte de todo o poder que detinham, afinal, existem várias razões históricas para explicar a queda da influência Católica em todo o mundo, mas essa, seria é outra história... Parabéns pelo texto, galera... É sempre bom ver nossa história um pouco mais a fundo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vocês destacaram a mesmo temática que nossa equipe aqui de Jequié abordou, é de grande relevância o legado da Igreja aos nossos dias, e principalmente fazer essa análise, poder estabelecer e entender as permanências e as rupturas dessa Instituição tão respaldada pela sociedade. A herança da Igreja com todos os seus atributos é notório em qualquer lugar desse imenso Brasil, os templos sempre remetem a Idade Média. Parabéns pelo trabalho.
    MARCIO SANTOS, POLO JEQUIÉ

    ResponderExcluir